18 de novembro de 2009

A importância de um bom professor

Realizei hoje uma sessão e amanhã terei outra junto de professores do 1º ciclo do concelho de Évora, para apresentação do projecto “À descoberta da Águia-caçadeira”. Foi particularmente gratificante o interesse demonstrado pela maioria e a vontade de vários (ou melhor de várias, dado que na maioria eram senhoras) em também integrar este projecto nas actividades lectivas.

Foi sincero o desabafo de cada vez mais ser exigido aos docentes do 1º ciclo profundos conhecimentos em várias áreas, não sendo à partida fácil implementar uma temática com elevada exigência científica, quase própria de um especialista na área da biologia. Isto fez-me sentir quão importante é a tarefa daqueles que durante 4 anos orientam as primeiras aprendizagens de uma criança e sobretudo da necessidade de planificar os trabalhos de forma a serem facilmente compreensíveis pelos não especialistas mas mantendo o rigor científico.

Um dos maiores desafios será a intercomunicabilidade entre a Escola e a Comunidade, se possível trazendo agricultores à sala de aula e levando os alunos ao campo, confrontado perspectivas sobre biodiversidade e agricultura. Veremos se tudo não é utopia mas sim algo facilmente exequível.


Caberá a cada professor definir dinâmicas de trabalho e estratégias perante os seus alunos, para que o resultado final tenha qualidade e evidenciando tudo o que de melhor existe em cada um deles: capacidade de escrever uma história sobre as águias-caçadeiras, talento para desenhar ou para interpretar uma dramatização. Certamente surgirão agradáveis surpresas, cuja difusão constituirá incentivo para projectos similares.



É essencial o estabelecimento de uma dinâmica de partilha de ideias e de conteúdos, para que logo de muito novos, os alunos aprendam a pesquisar informação, seleccionar o que é mais relevante e divulgar junto da comunidade os resultados alcançados. Para os orientar, terão certamente bons professores, com vontade de aprender e de ensinar.


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