11 de novembro de 2009

Identificação no campo

Estando neste momento a serem efectuados os contactos com os professores das diversas escolas que vão participar no projecto “À descoberta da Águia-caçadeira”, é fundamental disponibilizar informação geral sobre a espécie, começando pelas características que permitem a sua identificação no campo.

Nome vulgar: Águia-caçadeira, Tartaranhão-caçador

Nome científico: Circus pygargus

Família: Accipitridae. Inclui as águias, bútios, milhafres, abutres e gaviões, num total de 32 espécies na Europa.
Na maioria dessas espécies, os machos e fêmeas apresentam plumagens idênticas. Contudo, no género Circus o dimorfismo sexual é bastante evidente, sendo muito fácil a distinção no campo mesmo pelos observadores menos experientes.




Macho adulto
©javiermilla.es

Predomina a tonalidade cinzenta-azulada na cabeça, peito e partes superiores. Pontas das asas pretas, com uma banda preta na face superior e duas na face inferior das penas secundárias. O abdómen tem riscas castanhas escuras, visíveis a distância próxima do observador.




Fêmea adulta
©javiermilla.es

Partes superiores castanhas, com mancha branca na zona supracaudal. Partes inferiores brancas-amareladas, riscadas de castanho.





Juvenil com cerca de mês e meio de idade
©João Claro

Os juvenis nos primeiros meses assemelham-se às fêmeas adultas, mas sendo mais escuros no dorso e castanho-avermelhados sem riscas na zona peitoral e ventral.
Os machos com um e dois anos de idade apresentam plumagens de transição, numa mistura entre penas escuras e penas mais claras.

Sem comentários: