O Grupo Ibérico de Aguiluchos (GIA), formado em 1991, é um grupo informal de trabalho que reúne (muitos) investigadores espanhóis e (alguns) portugueses dedicados ao estudo e à conservação das três espécies de aves do género Circus que ocorrem na Península Ibérica: a águia-caçadeira/aguilucho cenizo C. pygargus, o tartaranhão-cinzento/aguilucho palido C. cyaneus e a águia-sapeira/aguilucho lagunero C. aeruginosus.
Os congressos com periodicidade bienal permitem a partilha de experiências e comparação de resultados. Têm por principal objectivo analisar dinâmicas populacionais, informações sobre a biologia e a ecologia de cada uma dessas espécies e identificar ameaças. As conclusões permitem definir orientações de gestão territorial, visando a conservação das espécies e respectivos habitats.
As anteriores sessões tiveram lugar nas seguintes localidades:
1991 - Hervás
1992 - Burriana 1994 - Orrellana la Vieja
1996 - Tudela
1998 - Évora
2000 - Alquezar
2002 - Sevilla.
2004 - Madrid.
2006 - Castuera
2008 – El Bonillo
Este ano, coube à Sociedade Galega de Ornitoloxía a realização do décimo primeiro congresso, que irá decorrer em Allariz, próximo de Ourense, entre 15 e 17 de Outubro.
Com o prazo de envio de resumos até ao dia 11 de Outubro, aguarda-se que diversos investigadores portugueses consigam estar presentes.
A ficha de inscrição, formas de pagamento e outras informações estão disponíveis aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário