1 de setembro de 2010

Protecção da águia-caçadeira em Rheiderland (Alemanha)



À semelhança do que foi anteriormente descrito para a região de Castro Verde, na Alemanha são igualmente realizadas acções de salvamento de ninhos de águia-caçadeira.
Neste caso, trata-se de uma iniciativa da associação de agricultores local ("Landwirtschaftliche Naturverein Rheiderländer Marsch") que solicitam a colaboração de biólogos - no vídeo surge o doutor Ben Koks, da Holanda, a efectuar os registos de biometria dos juvenis. É instalada uma cerca eléctrica que delimita uma área de 10 por 10 metros, para redução do risco de predação.

Tal como no caso português, as orientações para a conservação da vida silvestre associada aos sistemas agrícolas por vezes geraram conflitos entre a administração pública e agricultores. Porém, uma maior consciência da importância da agricultura sustentável aos olhos da sociedade, levou a que um grupo de agricultores se organizasse em 2003, de forma a serem eles próprios os promotores de acções de valorização da biodiversidade. Mais importante que ter apenas que corresponder a obrigações de protecção da natureza ou discutir essas medidas unicamente sob o ponto de vista monetário, é vantajoso que sejam os próprios a participar na melhor gestão dos espaços agrícolas, estabelecendo parcerias entre as empresas agrícolas e outras entidades. 
Trata-se sem dúvida de um excelente exemplo a seguir.

Sem comentários: