4 de setembro de 2010

Protecção de ninhos em Ostfriesland (Alemanha)

A protecção de ninhos de águia-caçadeira contra a acção de predadores merece também a atenção de investigadores na Frísia Oriental (Ostfriesland).



Entre 2003 e 2006 foram utilizadas cercas eléctricas, nem sempre com sucesso. Após ensaios em 2007, passaram a ser colocadas redes metálicas, que têm as seguintes vantagens comparativas:

- São de instalação mais rápida e não estão sujeitas a falhas de equipamento fornecedor de energia (baterias ou painéis solares);

- São facilmente aceites pelos agricultores, pois não obrigam ao corte da vegetação;

- São mais económicas.

 A instalação destas redes antes da ceifa reduz o risco de predação do ninho por raposas e outros mamíferos. No caso de existirem javalis na zona, devem ser colocadas redes com uma armação metálica.


A dimensão de 2 x 2 metros revelou-se adequada para proporcionar espaço suficiente durante o crescimento de 4 ou mais juvenis.
Segundo Rolf Baum, este método pode constituir uma alternativa à manutenção de um área de protecção com 50 x 50 metros em redor de cada ninho, que obriga a procedimentos burocráticos por parte dos agricultores e a intervenções nessas áreas após o voo dos juvenis.
Estas acções de protecção dos ninhos são financiadas por entidades públicas, empresas e donativos privados.

Sem comentários: