28 de junho de 2010

Regresso ao ninho de coruja-das-torres


O ninho de coruja-das-torres em Starr Ranch Sanctuary, no estado da Califórnia (EUA), tem uma nova geração de crias. Após um mês de incubação de quatro ovos, os juvenis eclodiram entre os dias 21 e 28 deste mês. Recorda-se que da primeira ninhada de sete juvenis conseguiram voar cinco.
Atendendo à diferença horária entre Portugal e a Califórnia, recomenda-se o visionamento desta webcam entre as seis da manhã e o meio-dia em Portugal, no período em que é possível assistir à entrega de presas pelo macho e à alimentação dos juvenis.

24 de junho de 2010

O Bailado das Aves


Neste céu cinzento,
Que me envolve
Vejo as aves que planam.

Elas rodopiam,
Sobem,
Descem,
Como num louco carrossel

Em bandos
De ondas,
Num vai e vem, constante
Elas correm...
Como um corcel.

E eu, parado
Olho, observo...
Com o meu olhar de vazio.

E elas, enamoradas
Em duetos, desejados
Escrevem no ar
Passos de dança
Orquestrados...
Em valsas,
Em tangos,
Ou outras danças de voltear

Elas passeiam-se no ar
Perdidas, em abraços
De tanto namorar.

E eu perdido, neste jardim
Já nem me encontro,
Em mim,
De tanto ficar tonto
Destes voares loucos
Que se desprendem de mim.
Em pequenos sonos
De loucos sonhos
Onde passo, tantas vezes
Por ti...

16 de junho de 2010

Uma tarde em pleno em Castro Verde

Os alunos da turma 6ºA da Escola B2,3 Dr. António Francisco Colaço consagraram a tarde de hoje para a apresentação dos trabalhos produzidos sobre aves estepárias, quer sob a forma de dramatização quer como cartazes dedicados a cada uma das espécies.

Peça de teatro sobre a abetarda


Peneireiro-das-torres


Águia-caçadeira


Sisão


Primeira página do texto da peça de teatro e folhetos

Seguiram-se vários jogos, dedicados a cada uma das espécies, onde os alunos criaram percursos com actividades e questões diversas e todos participaram com entusiasmo. Todos estes alunos e professoras estão de parabéns pelo empenho demonstrado e pela qualidade do trabalho final.

Já no regresso a Évora, junto da aldeia de Entradas deparei com intensa actividade de ceifa de aveia e trigo, numa área referenciada como de ocorrência da águia-caçadeira.


Ao conversar com dois operadores de ceifeiras-debulhadoras, foi manifesto o cuidado que têm em evitar a destruição dos ninhos e, por um deles, fornecida a localização de um ninho com dois juvenis de águia-caçadeira, encontrado numa parcela ceifada há 3 dias. O operador disse ter deixado uma área por cortar em volta do ninho mas também afirmou que geralmente esses ninhos são predados por cegonhas ou raposas no espaço de alguns dias após a ceifa.
Contactado o ICNB, foi ainda possível nesse final de tarde colocar uma rede metálica para protecção dos juvenis, que têm entre 10 a 15 dias.





Trabalho de equipa entre um professor/ambientalista e um vigilante do ICNB 
(fotografia tirada pelo Pedro Rocha, director-adjunto do Dep. de Gestão de Áreas Classificadas - Sul)    

14 de junho de 2010

Relatório sobre bens públicos proporcionados pela agricultura na União Europeia


A Política Agrícola Comum (PAC) desempenha um papel fundamental na ajuda à produção de bens e serviços ambientais pelos agricultores, desde que as políticas pertinentes sejam orientadas de forma adequada. Esta é a mensagem principal do relatório Provision of public goods through agriculture in the European Union, elaborado pelo Institute for European Environmental Policy .
Esse relatório identifica uma vasta gama de bens públicos ambientais proporcionados pelos agricultores europeus e expõe os argumentos a favor do seu pagamento pelo erário público.
Existe um largo espectro de bens públicos associados à agricultura, muitos dos quais são bastante valorados pela sociedade. Os mais significativos são ambientais, tais como paisagens agrícolas, biodiversidade, qualidade e disponibilidade da água, estabilidade climática (emissão de gases com efeito de estufa e sequestro de carbono) – assim como outros de cariz social, relacionados com a segurança alimentar, a vitalidade do mundo rural e a saúde e bem-estar animal.

Na análise de diversos cenários pós-2013, prevê-se que o reforço das ajudas à gestão territorial visando a protecção de aves dependentes dos sistemas agrícolas, a conservação do solo, o sequestro de carbono e a qualidade da água, irá favorecer os sistemas extensivos em detrimento dos intensivos, devido à maior elegibilidade dos primeiros. Porém existe o risco de concentrar as ajudas num menor grupo de proprietários.
Nas conclusões é salientada a dificuldade em se alcançar uma alternativa à situação actual, marcada pelos processos simultâneos de intensificação e de abandono agrícola, ambos desfavoráveis ao provimento de vários bens públicos.
Recordando que a PAC tem um custo anual de 53 mil milhões de euros, comprometendo cerca de 40% do orçamento global da União Europeia, conclui que o fornecimento dos bens desejados pela sociedade deve ser a válida e coerente justificação para a continuidade da PAC.
Propõe-se uma melhor integração da componente ambiental através de uma clara definição de objectivos para totalidade dos bens públicos e melhorar a implementação e a avaliação da eficácia das medidas que assegurem o fornecimento desses bens.

9 de junho de 2010

Dias chuvosos


Os últimos dois dias foram marcados por precipitação, descida da temperatura e aumento da humidade relativa e as previsões meteorológicas apontam para a persistência destas condições nos próximos cinco a oito dias. Para quem tem cereais e estava prestes a iniciar a ceifa da aveia, não serão boas notícias. Existe o risco de desenvolvimento de fungos ou de pré-germinação do grão no interior da espiga, o que irá reduzir o seu valor comercial para transformação.

Porém, o atraso da ceifa em uma ou duas semanas nas parcelas cultivadas com cereais e com ninhos de águia-caçadeira irá certamente contribuir para o sucesso reprodutor desta ave.
Num estudo realizado em 2004, na planície de Évora e na ZPE de Castro Verde, foi determinada a produtividade em 24 ninhos de águia-caçadeira, para os quais foi conhecida a data de realização da ceifa e a idade dos juvenis.

Verificou-se que a produtividade variou proporcionalmente com a idade dos juvenis, independentemente das medidas de protecção do local do ninho, evidenciado a vantagem no atraso da ceifa nessa parcela.

8 de junho de 2010

Dia da Ciência na Escola Secundária André de Gouveia

A Escola Secundária André de Gouveia consagrou o dia 7 a actividades de divulgação científica nas áreas das ciências naturais e físico-químicas. Houve assim oportunidade para apresentar a toda a comunidade escolar os primeiros resultados do projecto "À descoberta da águia-caçadeira", com a projecção de diversos trabalhos produzidos pelos alunos em PowerPoint e fotografias das saídas de campo e da protecção de um ninho em Castro Verde.




Saída de campo na planície de Évora - 5

No dia 4, foi concretizada a última visita dos alunos a uma área de nidificação da águia-caçadeira. Foi uma manhã um pouco mais atribulada que o habitual, pois apenas esteve disponível o autocarro mais pequeno, o que obrigou a  idas e vindas entre a Graça do Divor, Évora e a herdade da Chaminé, restando pouco tempo para a observação de aves. Mas uma vez mais os alunos estiveram muito interessados e participativos.
 
Alunos do 1º ao 4º ano da Escola Básica da Graça do Divor



A turma 4ºC da Escola Básica Integrada da Malagueira



Uma toupeira encontrada morta

No total das saídas de campo em Évora e em Castro Verde, participaram 220 alunos e respectivas professoras, pelo que valeu a pena a organização destas actividades.
Uma vez mais fica um obrigado, em nome de todos nós, aos agricultores que sempre estiveram disponíveis para nos receber.

2 de junho de 2010

Seminário


No âmbito do projecto Semear o Futuro, a SPEA realiza no próximo sábado, dia 5 Junho, um seminário subordinado ao tema “O Papel da Agricultura na Protecção da Biodiversidade”, em Campo Maior.
Mais informações estão disponíveis aqui