9 de junho de 2010

Dias chuvosos


Os últimos dois dias foram marcados por precipitação, descida da temperatura e aumento da humidade relativa e as previsões meteorológicas apontam para a persistência destas condições nos próximos cinco a oito dias. Para quem tem cereais e estava prestes a iniciar a ceifa da aveia, não serão boas notícias. Existe o risco de desenvolvimento de fungos ou de pré-germinação do grão no interior da espiga, o que irá reduzir o seu valor comercial para transformação.

Porém, o atraso da ceifa em uma ou duas semanas nas parcelas cultivadas com cereais e com ninhos de águia-caçadeira irá certamente contribuir para o sucesso reprodutor desta ave.
Num estudo realizado em 2004, na planície de Évora e na ZPE de Castro Verde, foi determinada a produtividade em 24 ninhos de águia-caçadeira, para os quais foi conhecida a data de realização da ceifa e a idade dos juvenis.

Verificou-se que a produtividade variou proporcionalmente com a idade dos juvenis, independentemente das medidas de protecção do local do ninho, evidenciado a vantagem no atraso da ceifa nessa parcela.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro João

ainda hoje vi agricultores a fenar, apesar da chuva.

qual seria data de segurança para garantir a reprodução da águia-caçadeira? 30 de Junho? tens dados sobre isto), esta é uma data muito tardia, pelo menos para o Baixo Alentejo.

Pedro Rocha

João Carlos Claro disse...

Caro Pedro

O IM prevê que a partir de Domingo deixe de chover e que a temperatura suba para 24-28º. Assim não há problema em cortar os fenos com alguma humidade, porque irão secar em 2 ou 3 dias.
Mas a ceifa só deve ser efectuada com tempo seco, para permitir uma eficaz debulha pela máquina. A verificar-se a previsão meteorológica, é possível que comecem no final da próxima semana.

Quanto a datas de voo dos juvenis de águia-caçadeira e com base na informação obtida na ZPE de Castro Verde, em 2004, para 40 ninhos controlados, 75% das posturas tiveram lugar entre 16 e 30 de Abril, 20% entre 1 e 15 de Maio e 5% após 16 de Maio.

Considerando 30 dias para a incubação mais outros 30 para o desenvolvimento dos juvenis, significa que ceifas em parcelas com ninhos fenadas ou ceifadas antes de 15 de Junho irão afectar quase 100% de ninhos com juvenis ou ovos e a partir de 30 de Junho apenas 25% da população reprodutora.

A minha recomendação é que proceda à localização dos ninhos e colocação de uma rede metálica antes ou logo após a ceifa, sempre que existam ovos ou juvenis não voadores.

João