10 de maio de 2010

Escola Básica da Graça do Divor

Na Escola Básica da Graça do Divor, foi realizada hoje a última sessão de divulgação do projecto “À descoberta da águia-caçadeira”.


Perante uma assembleia bastante heterogénea – 24 alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade, duas professoras e uma encarregada de educação – foram apresentados os temas das rotas migratórias, selecção do local de nidificação, alimentação e salvamento dos ninhos durante a ceifa. Os alunos participaram de forma entusiasta, colocando dúvidas e dando opiniões, muitos deles surpreendidos por haver pessoas que se dedicam à protecção dos animais silvestres, quando geralmente o contacto com a Natureza se resume a acompanhar os pais durante as caçadas.

Mostrar a ilustração de uma raposa ou a fotografia de uma cobra suscita a reacção imediata de um ou outro aluno no desejo de matar esse animal. Mas perante uma explicação simples da função de cada um desses animais no equilíbrio dos ecossistemas, também rapidamente compreendem essa nova perspectiva.

Ficou uma vez mais demonstrada a necessidade de uma intervenção continuada para a Educação Ambiental, algo que tem sido esquecido nos últimos anos em Portugal. Não basta distribuir computadores aos alunos e equipar as escolas com meios tecnológicos, sendo igualmente necessário consagrar verbas no orçamento do Ministério da Educação para apoio a actividades de descoberta e divulgação do património cultural e natural do mundo rural, para que os jovens aprendam a valorizar o espaço onde estão integrados.

Sem comentários: