30 de março de 2010

Jogo da Águia-caçadeira


Foi criado um jogo didáctico, sobretudo destinado aos alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico participantes no projecto de educação ambiental. Uma das fotografias do fundo, que representa a África subsariana foi gentilmente cedida por Gonçalo Elias. Os acabamentos em madeira foram executados por Jacinto Patrão e Joaquim Almeida dos serviços de carpintaria da Câmara Municipal de Évora, ao abrigo do protocolo entre este município e a Escola Secundária André de Gouveia.

Os mestres carpinteiros Joaquim Almeida e Jacinto Patrão

O jogo pretende destacar diversos acontecimentos que podem ocorrer na zona de invernada, ao longo da rota de migração e nas áreas de reprodução em Portugal, levando os alunos a compreender quais as respectivas consequências sobre a águia-caçadeira. Incidem sobre disponibilidade alimentar em função das condições meteorológicas, existência ou não de locais adequados à nidificação e o efeito da actividade da ceifa sobre o sucesso reprodutor.


Deseja-se que através desta actividade lúdica, os alunos interiorizem quais são os principais factores ambientais e humanos que condicionam a sobrevivência da águia-caçadeira ao longo do ano.

Sem comentários: