23 de fevereiro de 2010

A longa viagem dos grous

No Outono, cerca de seis mil grous (Grus grus) partem da Escandinávia e do Leste europeu para passarem o Inverno nos campos do Alentejo, numa longa jornada de 3.000 quilómetros.

Grou no Alentejo

Equipas de observadores mobilizam-se para fazer contagens destas aves, reunidas em bandos que podem ir dos 200 aos 1.000 animais. A contagem de grous na época de invernada é efectuada em oito pontos de observação espalhados por Campo Maior, Évora, Mourão/Moura/Barrancos e Castro Verde, entre Novembro e Março, e coordenada pelo Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI) e Liga para a Protecção da Natureza.

A última contagem deste ano, antes de os grous regressarem aos locais de reprodução, será nos dias 6 e 7 de Março.
Quem estiver interessado em participar, pode inscrever-se ou solicitar mais informações junto de:
Telef: 266746102 (CEAI)
Telef: 266709564 (LPN)
Telem: 917636769 (Tiago Ferro, CEAI)
Telem: 968092353 (Carlos Miguel Cruz)
Email: info@ceai.pt ou
 Passagem dos grous na zona húmida de Linumer, 30 km a noroeste de Berlim. 


Lago de Hornborgasjön, no sudoeste da Suécia, onde as aves migratórias se concentram antes da dispersão para os locais de nidificação.

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado João por esta magnífica selecção de vídeos...
Um grande abraço
João Pedro

João Carlos Claro disse...

João Pedro

Como deves ter notado, os contactos para a participação no censo foi obtida através do teu blogue As Aves & A Escola. Gostaria que houvesse complementaridade entre estes dois blogues, considerando que ambos podem constituir fontes de informação para alunos e professores, tendo sido essa a sugestão apresentada em todas as palestras já realizadas nas escolas.

Um abraço,
João Claro